A administração rural, de maneira geral, tem alguns pontos que sempre serão levados em consideração. Esses pontos são considerados os princípios do conceito de administração. Porém, para além disto, existem peculiaridades em cada tipo de setor em que a administração se aplica e, como tal, ela deve ser respeitada e pautada de forma consciente e com as ferramentas certas para permitir a organização e a redução de custos de maneira clara, assertiva e eficiente.
No caso da administração rural, cortar custos é, muitas vezes, um desafio mais simples do que se parece. Através do uso das ferramentas corretas, fica muito mais fácil entender como os recursos acumulados estão sendo divididos, facilitando o emprego de soluções práticas e efetivas para ajudar a melhorar os lucros do agronegócio. Porém, apesar de ser uma solução rápida, vale lembrar que a administração rural deve ser capaz de se adaptar a exatamente aquilo que a fazenda em questão está habituada a trabalhar. Ou seja, uma fazenda que mexe com a agricultura tem peculiaridades que devem ser respeitadas quando comparada à fazenda que trabalha com pecuária que, por sua vez, é também diferente da fazenda que tem o serviço de pecuária e agricultura.
Dessa forma, ter a ferramenta certa é uma excelente solução para ter resultados mais eficientes no seu negócio. E se existe um lugar onde os resultados tendem a ser cada vez maiores, com as expectativas comerciais do país, esse lugar é o agronegócio. Como tal, a administração rural deve ser levada a sério, sendo encarada como um fator chave, capaz de fazer a diferença entre a economia e o prejuízo, entre o lucro e as dívidas, entre o crescimento e a recessão. Se você é um administrador rural, cabe a você conhecer as soluções disponíveis no mercado e descobrir se elas serão a melhor opção para o seu tipo de negócio.
Administração rural – Para cada fazenda, um produto certo
Uma coisa que é sempre importante de se lembrar é a importância de conseguir soluções para a administração rural que estejam de acordo com aquilo que a propriedade em questão precisa. Os negócios do campo podem surgir de basicamente três formas: através da agricultura, da pecuária e da agropecuária. Embora as três situações tenham a ver com o campo, é preciso entender que elas têm necessidades específicas, que o software utilizado na administração rural deve suprir de alguma forma. Para ficar mais claro, vamos falar um pouco a respeito das diferenças entre esses três tipos de negócios rurais.
Foco: Gestão agrícola
O principal diferencial que deve ser encontrado em uma ferramenta de administração rural com foco na agricultura é o foco nos insumos e a estimativa do prazo de repasse dos bens produzidos. No caso dos campos, é muito comum que se perca o tempo certo da colheita ou da plantação, por exemplo, por má administração. Isso é prejuízo certo, e com o software correto, esses pontos podem ser totalmente eliminados.
Outra situação importante é que os insumos utilizados na lavoura tendem a não serem compatíveis com as quantidades vendidas pelos fornecedores. Por isso, você pode conseguir ter uma expectativa mais precisa do gasto com os insumos e negociar melhor suas condições futuras.
Foco: Gestão pecuária
O principal diferencial da pecuária é conseguir ter um número preciso de quantos animais estão em seu terreno. Pode parecer exagero, mas a verdade é que a frequência de gestores que não sabem exatamente quantas cabeças de gado tem em seu rebanho, por exemplo, é muito maior do que imaginamos, tanto que, na maioria das vezes, as pessoas chutam um número aproximado de acordo com a última contagem feita. Contagem essa que normalmente não é precisa e dá margem para muitos erros.
Como um bom administrador rural, ter o número certo de animais é garantia de eficiência e lucro. Um software de administração rural com foco em pecuária deve ser capaz de dar com precisão o número de animais, quais os gastos que cada um deles dá e, principalmente, o lucro que você pode obter com ele. Com isso, fica muito mais fácil ter uma expectativa real de quanto seu negócio pode render.
Foco: Gestão agropecuária, ou as fazendas mistas
Por último, existem os casos das fazendas que lidam com animais e plantações. Para esses, a tendência é acreditar que basta conseguir administrar os dois separadamente que o sucesso será garantido. Mas a verdade é que a administração rural com foco na agropecuária deve ser baseada na integração, não na separação, ou seja, um bom software para esse caso será aquele que integra de maneira descomplicada as características desses dois mundos.
Nesse caso, você consegue também ter uma melhor noção de produtividade, consegue identificar se um dos lados está rendendo mais ou dando maiores prejuízos e assim por diante. Apenas quando você consegue ter a agricultura e a pecuária em uma mesma plataforma é que você conseguirá levar seus lucros a outro nível, ficando muito mais próximo da eficiência máxima.
O Sw-Rural para o seu negócio
Você já deve ter percebido que o foco na eficiência é o melhor caminho para o lucro máximo e o prejuízo zero. E também já deve ter reparado como a administração rural precisa de uma solução de qualidade para administrar as posses e garantir que essa eficiência aconteça, correto? Pois então fica fácil entender porque a SW-Rural é a melhor solução para a sua fazenda ou para os seus negócios rurais, independentes de quais eles sejam.
O foco do sistema para gestão rural SW-Rural é a eficiência do seu negócio. Por isso, oferece soluções personalizadas capazes de cortar custos e oferecerem novos métodos de administração rural que você nunca havia imaginado que seriam possíveis. Como o software de administração rural SW-Rural é feito baseado na vasta experiência de profissionais que se formaram no campo, é claro que as soluções apresentadas pelo programa são baseadas naquilo que é importante para seus negócios, independente de eles serem relacionados à agricultura, pecuária ou à agropecuária.
Com o SW-Rural, você conseguirá tudo o que sempre esperou ter em matéria de administração rural, e ainda conseguirá colocar seus negócios em outro patamar de produtividade e rentabilidade.