Planejamento de plantio melhora lucratividade [Matéria do SEBRAE]

Prática que passa de geração para geração, a agricultura exige mais do que conhecimento sobre a plantação em si. A atividade requer planejamento prévio para reduzir riscos, aumentar a lucratividade, otimizar a produtividade e diminuir possíveis perdas. Um plantio bem planificado mostra resultados no bolso. Segundo o consultor do Sebrae-SP André Silva, a organização pode elevar de 20% a 30% o lucro.

“O empresário amplia o horizonte da atividade, enxerga oportunidades para melhorar e tem maior controle do que é executado”, explica. O processo se inicia bem antes de jogar as sementes na terra. É preciso verificar o clima adequado para cada cultura, o período de chuvas (caso a propriedade não conte com sistema de irrigação) e a qualidade do solo, além de estudar o mercado e calcular a precificação dos produtos (veja box). Um ponto de atenção para o produtor é comprar os insumos com antecedência, alerta o consultor do Escritório Regional (ER) do Sebrae-SP em São João da Boa Vista, Cláudio D’Angieri. “Sempre recomendamos que ele vá às compras três meses antes de plantar. Se adquirir muito em cima da hora, corre o risco de ser um período de demanda aquecida e pode não conseguir pleitear um desconto. Além disso, os insumos são atrelados ao dólar, o que impacta no valor final”, indica.

Essa compra planejada é também um dos tópicos abordados em programa de capacitação que o Sebrae-SP está desenvolvendo com cerca de 40 produtores de batata do interior paulista, em parceria com a distribuidora de insumos Qualicitrus. O curso orienta sobre os custos, tópico essencial na estruturação do plantio. “Trabalhamos com planificação na aquisição de insumo, racionalização da mão de obra, cronograma e acesso ao merca do, para que o agricultor não busque o cliente somente após produzir”, explica D’Angieri.

De acordo com o gerente da Qualicitrus, Marco Antônio Gava, a expectativa é que os bataticultores otimizem a produção. “O empreendedor entenderá o que são custos fixo e variável, despesa, onde está gastando mais e entender se existe algum gargalo que limita o lucro. A ideia é fazê-lo perceber que o planejamento é importante e que trará resultados.” Após seis meses de capacitação, o programa encerrará com uma missão internacional para os Estados Unidos, onde os empresários visitarão a Potato Expo, maior feira do setor. O proprietário da Fazenda São Sebastião, em Vargem Grande do Sul (SP), Marcelo Cazarotto, espera com a capacitação economizar na plantação de batatas.

“Estimamos gastar, hoje, de 15% a 20% a mais do que deveríamos com a compra de insumos. Estamos mapeando tudo o que acontece na produção, com destaque para adaptação do funcionário à função certa e cota- ção do que precisamos comprar”, diz. O planejamento do plantio ajudou, também, o Sítio Leal, produtor de hortaliças localizado em Embu-Guaçu (SP). O dono, Ricardo Leal, conta que, após organizar o passo a passo do processo, sentiu a diferença.

“Nos últimos cinco anos, reduzimos as perdas em aproximadamente 80%.” Hoje, Leal estuda as opções de insumos, aplica tecnologia quando possível, organiza a cartela de clientes com antecedência, adapta a variedade plantada conforme o clima e pesquisa opções de embalagens para economizar em todo o processo. O consultor D’Angieri reforça os benefícios da organização. “O melhor termômetro para uma boa estratégia de plantio é a rentabilidade. O produtor que o faz, geralmente não é surpreendido. Quando há planejamento, existe a possibilidade de dar errado. Quando não há, existe a chance de dar certo.”

Para saber mais

Verifique o clima – se a produção depender de chuva, analise as condições meteorológicas para não atrasar ou adiantar o plantio. A qualidade e a produtividade podem ser afetadas

Escolha o melhor período para plantio – é preciso ter cuidado para não concorrer com a mesma época de outras culturas da propriedade, correndo o risco de prejudicar a qualidade dos produtos

Compre os insumos com antecedência – pesquise no mercado com tranquilidade as opções mais vantajosas e negocie descontos. Programe-se para evitar o período de maior procura de outras culturas e não sofrer os efeitos da alta procura, como valores altos ou falta dos produtos. Cuidado também na estocagem para não ultrapassar o prazo ideal de uso

Prepare o terreno – cheque com alguns meses de antecedência se as condições do solo estão adequadas para receber sementes ou mudas. Deixar a terra sadia exige tempo e cuidados especiais

Calcule os custos – verifique cada gasto do processo e analise a possibilidade de economizar ou otimizar despesas, como a racionalização da mão de obra, o bom uso da tecnologia e a economia em custos variáveis

Estude o mercado – antes de plantar, é necessário ter uma estimativa média de quantos clientes deverão ser atendidos para evitar falta ou sobra excessiva de produtos.

Precifique os produtos – encontrar o valor ideal de comercialização exige considerar os gastos da produção, os preços praticados no mercado, o porcentual de ganho e a disposição de desembolso do consumidor. É preciso fazer cálculos e não apenas definir um valor por percepção. Baratear demais os produtos nem sempre é a melhor saída para obter lucro e circular as vendas.

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