O Brasil é um dos países mais ricos e mais produtores em agricultura do mundo, e quando o assunto a lavoura de soja, estamos entre os três primeiros produtores que exportam para todos os outros países. Por isso é possível ver diversas plantações e lavoura de soja espalhadas por várias regiões do país, e principalmente nos estados do Mato Grosso, Paraná e Goiás.
Nessas regiões o número da produção pode chegar a mais de 110 mil toneladas ao longo do ano segundo a Embrapa, que gera uma boa importância para a produção em si. Mas saber como fazer a gestão dessa produção é um assunto bastante diversificado e que exige dos produtores rurais muito, jogo de cintura.
Por isso, muitas vezes é necessário um sistema de gestão agrícola para auxiliar o processo na sua produção. Para entender como isso pode ajudar a sua fazenda a produzir mais e melhor, continue lendo.
O que é uma gestão competitiva?
O Brasil produziu em 2003 o total de 26,8% de toda a soja no mundo, levando em consideração que esse valor em toneladas foi igual a 52 milhões. Atualmente o Brasil se encontra em segundo lugar na produção do mundo, e isso porque a lavoura de soja pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país. E são muitas as pessoas que pensam em montar uma lavoura de soja para começar a produzir e criar um próprio negócio.
Com isso é importante lembrar que a soja é necessária e o produtor deve ter muita atenção quanto ao controle financeiro. Por ser um item de produção, com alta produtividade e de escala global, ele se torna competitivo no mercado, e não somente por isso, que a gestão da lavoura de soja precisa ser eficiente.
Como gerenciar uma lavoura de soja?
Qualquer tipo de produção rural pode ser gerenciado de forma eficiente. Mas é possível contar com alguns sistemas que são capazes de ajudar a facilitar todos esses processos. A gestão eficiente serve para alertar sobre possíveis perdas, prejuízos e lucros, além de ajudar com o controle de praticamente todos os processos que são realizados durante a produção agrícola.
A Brazsoft possui uma desses recursos que serve como ferramenta principal para gerenciar a lavoura de soja que é o SW-Rural. O sistema funciona como um software, com tecnologia para atender esse mercado de trabalho, e torna todo o gerenciamento da produção mais eficiente e controlado. O SW-Rural acompanha todo o processo de plantio em tempo real, e com isso você fica informado sobre o que está gastando para produzir, e que está gastando, o que têm em estoque e o que está lucrando.
Quais os tipos de sistema de gestão?
Além desses, também existem outras formas de controlar a gestão da lavoura de soja com ferramentas complementares. Dentro da sua propriedade o mais importante é usufruir de sistemas que podem ser adaptados às suas necessidades, para tornar o processo de produção mais fácil e organizado. Atualmente o principal sistema de gestão agrícola da Brazsoft é voltado para a economia e controle do maquinário agrícola, mas que também ajuda com o controle administrativo.
Além disso, o planejamento, contabilidade, custos e tudo que envolve a produção de uma fazenda, precisa ser bem entendido e controlado. Para te ajudar nesse processo, temos algumas ferramentas como:
Software de controle de máquinas agrícolas: uma das principais ferramentas que ajuda a controlar os gastos das máquinas agrícolas. Auxilia no controle da frota através de uma ferramenta que calcula os gastos e o tempo. Isso pode ajudar no processo de tomada de decisão sobre os tipos de máquinas, a necessidade e os dias de uso, por exemplo, além de controlar a manutenção necessária.
Planilha de custos: a Brazsoft também disponibiliza uma planilha com diversos módulos diferentes para entender e controlar a produção como os custos da colheita, controlar o estoque, os números de pedidos, entre vários outros itens. É diferente de uma planilha comum, pois te auxilia na tomada de decisões quanto aos custos da sua fazenda.
Gestão rural integrada: com todos esses itens, ainda existe um sistema que abrange todos esses, capaz de unir as necessidades do agricultor, que é a SW-Rural Integrada. A ferramenta pode ser usada para ajudar com a gestão de uma lavoura de soja, assim como de outras plantações. É como se fosse a união das outras ferramentas, criado para facilitar a gestão competitiva e o controle da propriedade.
Fonte: http://www.cotrisoja.com.br/a-lavoura-de-soja-mais-produtiva-do-brasil-esta-no-parana/
Por que usar um sistema de gestão competitiva?
Por três simples motivos, aumenta a produção, maximiza o lucro e reduz os custos de produzir. A primeira vista pode parecer um alto investimento, mas é preciso considerar que o retorno é de médio prazo, e ele vem. Além de facilitar todo o processo já logo de cara. O sistema de gestão agrícola, entre qualquer um deles, é indicado para auxiliar a produção rural assim como na lavoura de soja, que tem como principal objetivo alavancar a produção e aumentar os ganhos. Os benefícios são inúmeros, além de facilitar a tomada de decisões, que podem gerar problemas dentro do processo rural na sua propriedade.
Quais os benefícios do sistema de gestão?
Qualquer ferramenta usada para gestão competitiva de uma lavoura de soja ajuda a controlar algum setor, seja os gastos, os custos, os ganhos, etc. A importância da ferramenta está voltada para o controle que se tem desses setores. Para trabalhar como um sistema de gestão, que ajuda na administração e no planejamento do plantio basta saber quais são as dificuldades. Por isso é tão importante aderir um sistema que ajuda com a gestão.
Conclusão
Para garantir que essas ferramentas funcionem, é preciso fazer um planejamento de gestão. Isso ajuda de forma direta com a produção. Montar uma lavoura de soja não é algo tão simples e exige dedicação, para administração, plantio, cuidado e estratégia para conseguir resultados. A importância de implementar um sistema de gestão competitiva serve para ajudar na tomada de decisões, organização dos documentos, além de diminuir os custos.
Acredito que com todos esses benefícios, foi possível te convencer a implementar um sistema de gestão na sua lavoura de soja. Ainda não?
Faça uma demonstração gratuita do Sistema para gestão rural Sw-Rural >>> Começar demo!!!