Manter sob controle todos os detalhes da cadeia produtiva do seu negócio agrícola é muito além do que um dever. Acaba sendo, na verdade, uma missão de qualquer administrador de negócios agrícolas. Analisando friamente a situação, a partir do momento em que encaramos como devemos realizar uma administração segura e de resultados para o negócio, fica mais fácil pensar de maneira estratégica, escolhendo pontos em que os negócios podem melhorar, se desenvolver e produzir maior lucratividade na fazenda.
Mais do que isso, a questão de administrar um negócio agrícola com o pensamento focado em melhorar resultados garante toda uma cadeia produtiva de maior sucesso. Através disso, fica mais fácil encontrar novas negociações, deixando as transações comerciais mais interessantes, fica mais fácil gerir recursos humanos, inclusive para valorizar aqueles que se destacam e resolver problemas referentes à produtividade e controlar a própria produção, seja ela referente à agricultura ou à pecuária.
Independente dos seus objetivos, tomar medidas para conseguir administrar com seriedade o seu negócio faz toda a diferença, e você perceberá, ao adquirir essa postura, a necessidade de ter um software de controle para o agronegócio. Para encurtar o caminho e já te convencer sobre a necessidade de um aplicativo do tipo.
Veja abaixo os 4 principais benefícios que você pode ter com um software de controle para o agronegócio.
01 – Controle integrado de várias propriedades
Na maioria das vezes, tratar da administração agrícola envolve o cuidado com mais do que uma só propriedade rural. Existem casos, por exemplo, em que há uma propriedade rural apenas para fornecer os insumos para as demais, e outros casos em que a divisão de produção é feita entre pecuária e agricultura.
Em um caso desses, por exemplo, conseguir administrar os bens de maneira integrada ajuda a entender não apenas o que cada uma das propriedades está gerando, mas também oferece a possibilidade de melhorar os ganhos, oferecendo crescimento individual entre as propriedades e uma sinergia maior em busca de resultados cada vez mais expressivos.
02 – Gerenciamento detalhado
Com o uso de um software de controle para o agronegócio, você consegue ter informações completas de todas as fases da cadeia de produção. E, com isso, é possível entender detalhadamente quais são os passos que podem ser melhorados, quais as fases da cadeia que estão causando prejuízo, e quais fases valem mais à pena investir por oferecer ganhos mais interessantes.
Além disso, através de um gerenciamento detalhado da fazenda, fica mais fácil identificar qualquer eventual problema que aconteça. Isso porque um software de controle para o agronegócio fragmentará a cadeia de produção, separando as fases e dando um controle mais seguro de tudo que acontece em cada uma delas. Se algo desandar em um dos passos, você sabe exatamente onde agir, ganhando rapidez na resolução e evitando perdas maiores.
03 – Controle de estoque
Quando falamos de estoque, precisamos encarar sempre duas fontes diferentes: o estoque que você acumula para viabilizar a sua produção e o estoque que você produz, que será depois distribuído para seus compradores.
Em ambos os casos, o uso de software de controle para o agronegócio permitirá que você tenha uma noção real do que está tendo de lucro e de prejuízo, podendo prever perdas, analisar grandes demandas e planejar o uso racional de seu estoque, o que traz vários benefícios em vários sentidos tanto para sua produção quanto para suas vendas. Através do controle de estoque rural completo, você aprende os momentos propícios para investimento e para contenção de maneira mais segura.
04 – Gestão de máquinas agrícolas
As ferramentas que o seu terreno tem a disposição são a chave para a produção e a prosperidade do seu negócio. Justamente por isso, poucas coisas podem causar mais prejuízo do que uma máquina parada. Mais do que não produzir, uma máquina que dá problema é um dinheiro que será gasto, e sabemos que a manutenção deste tipo de equipamento nunca é barato.
Com o software de controle para o agronegócio, você consegue acompanhar a produtividade do seu equipamento, e com isso, antecipar o período das manutenções preventivas. Com uma parada planejada, fica mais fácil relocar a produção, garantindo assim que não ocorram perdas significativas na produtividade do seu negócio. Este tipo de gestão é importante tanto para evitar prejuízo na reforma de máquinas, quanto impedir que a produtividade seja colocada em risco.
05 – Gestão da vida animal ou lote de animais
Principalmente quem lida com frangos, sabe a importância de ter um controle efetivo de aves à disposição, e sabe como é difícil conseguir manter a quantidade organizada. Da mesma forma, controlar as cabeças de gado pode ser uma tarefa extremamente difícil se não tivermos pessoas em quem confiar.
Através de um software de controle para o agronegócio, você consegue registrar seus animais, oferecendo informações detalhadas sobre o período que eles levarão até o abate, a quantidade de leite ou ovos produzido, a idade dos animais, o período certo da vacinação, o gasto com ração e assim por diante, oferecendo um panorama completo do gasto que você tem com os animais e o lucro que eles trazem de retorno para o seu negócio.