Hoje queremos falar sobre um assunto bastante temido pelos produtores rurais: o inventário rural completo!
Afinal, entre as dúvidas mais comuns estão: como fazer? Por que fazer? Vamos desmistificar este “monstro” que parece assustar muitos fazendeiros. Anote nossas dicas e confira nossa explicação completa. Vamos lá?
Inventário completo de uma propriedade rural
O inventário rural é de extrema importância e precisa ser feito. Ele funciona como um tipo de registro geral que leva em conta todos os bens da propriedade rural e deve atender tanto às exigências do fiscal quanto do administrador.
É importante que ele seja feito anualmente, para corrigir falhas de informação e contabilidade. Além disso, esse levantamento permite ao produtor conhecer a evolução do seu balanço patrimonial, verificando saldo positivo, crescimento do patrimônio ou saldo negativo, ou seja, a não evolução de sua atividade agrária. Junto disso, a informação sobre o patrimônio rural e que consta no inventário da fazenda também ajuda com o cálculo dos custos das depreciações e remunerações do capital.
O que deve constar no inventário rural?
Deve constar no inventário para fazendas a escrituração da terra, benfeitorias, máquinas e equipamentos, culturas permanentes (que produzem por mais de um ciclo), os animais em estoques, os animais produtivos e de trabalho. Veja também a Declaração de Imposto de Renda da sua fazenda.
4 Dicas para um inventário completo de uma propriedade rural
A seguir vamos te contar 4 dicas valiosas para o seu inventário rural. Anote elas!
Dica 1: Cuidados ao fazer o seu inventário rural
Chegou o momento de fazer o inventário rural e não se esqueça sempre de seguir o padrão recomendado de acordo com a liquidez dos bens de mercado.
Dica 2: Faça o levantamento no começo e no final do ano
É importante fazer um levantamento no começo e outro no final do ano, para avaliação patrimonial e obter dados suficientes para calcular custos de depreciação e remuneração dos investimentos com benfeitorias, máquinas, animais reprodutores e de trabalho, além das culturas permanentes.
Dica 3: Atenção especial com a atividade pecuária de sua fazenda
Para incorporar a receita bruta de sua atividade, pode ser necessário que o rebanho bovino não esteja estabilizado, ou seja, apresente variação no seu inventário da fazenda. Caso isso aconteça, essa variação deve ser considerada para efeito de cálculo como renda bruta.
Dica 4: Use um software para organizar as informações de sua fazenda
Um software de gestão agrícola vai te ajudar bastante a fazer o seu inventário da propriedade rural. O Sw-Rural, por exemplo, compreende um módulo exclusivo para relatórios e gráficos gerenciais, o que inclui relatório de contagem de insumos para inventários de fazenda, por exemplo. Com o uso da tecnologia, é possível conquistar maior segurança e eficiência para organizar todas as informações acerca de sua propriedade rural.
Sw-Rural te ajuda com o inventário completo de uma propriedade rural!
A Brazsoft é a única empresa com real comprometimento com as necessidades dos gestores rurais, garantindo a contínua evolução de seus softwares, com possibilidade de ajustes e/ou desenvolvimento de módulos de acordo com a real necessidade de cada propriedade.
Fale agora mesmo com um de nossos consultores. Vamos te explicar direitinho o passo a passo rumo a uma gestão de sucesso e te orientar com o seu inventário de fazendas.