O plantio e cultivo da terra sempre foram uma chave para a sobrevivência do homem. Com a evolução da agricultura e os avanços tecnológicos, esse se viu na obrigação de administrar a sua propriedade rural, que passou a depender de máquinas, insumos, armazéns e de outras infraestruturas diversas.
Esse cenário culminou na necessidade de se controlar e gerenciar as propriedades rurais, porque as ferramentas e informações, disponibilizadas pela chamada contabilidade agrícola, contribuirão para que as decisões corretas sejam tomadas, refletindo diretamente nos resultados finais.
A maioria dos produtores conhecem todo o poder tecnológico do setor, mas se mostram despreparados para a gestão econômica e financeira de seus negócios. A contabilidade rural, que já existe há alguns anos e muitos proprietários não têm essa noção, estuda qualquer tipo de patrimônio rural, tendo como “alvos” os ativos (como caixa, cabeças de gado, terra, tratores, fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas), passivos (como empréstimos bancários e dívidas trabalhistas) e patrimônio líquido (como capital e reservas).
O administrador rural tem a função de planejar, controlar, decidir e avaliar os resultados, além de conhecer os fatores externos do mercado, uma vez que seus produtos são caracterizados como commodities (que não têm marca) e os seus preços dependem da lei de oferta e procura.
Como todos os outros segmentos da contabilidade, a rural tem os seus traços próprios. Por exemplo, as propriedades que atuam na criação de gado têm um ciclo operacional, geralmente, maior que um ano. Isso porque o gado leva um longo período de tempo para nascer, crescer e estar com tamanho ideal para o abate. Com isso, os longo e o curto prazos para essas se tornam bem distintos das empresas convencionais.
Outra especificação desse ramo é a presença, frequente, da reserva de contingência nos balanços patrimoniais, por conta da vulnerabilidade do setor rural em relação às constantes incertezas climáticas.
As principais atribuições da contabilidade rural
Nos tempos modernos da agricultura, saber controlar e planejar o seu negócio é indispensável, afinal, dirigir uma propriedade rural no Brasil é um desafio e tanto. Ter de mesclar a gestão técnica e financeira da sua propriedade evita obstáculos como investimentos desnecessários, endividamento, crescimento sem sustentação e a perda de ganhos obtidos por produtividade e ou pelo aumento dos preços dos produtos.
Para isso, ter o auxílio de uma boa gestão rural é mais que essencial para alcançar os tão sonhados bons resultados. A organização de uma produção é a semente para o sucesso e envolve planejamento rural, administração rural, custos de produção rural, eficiência, competição, ganhos, rentabilidade e excedente de produção. Veja abaixo algumas das funções de um gestor rural:
• Orientar as operações agrícolas e pecuárias;
• Medir o desempenho financeiro da propriedade e de cada uma das atividade produtiva, de forma individual;
• Controlar cada transação financeira;
• Apoiar as decisões tomadas durante o planejamento da produção, com relação às vendas e investimentos;
• Auxiliar nas projeções do fluxo de caixa e necessidades de crédito;
• Comparar o desempenho da propriedade ao longo do tempo e também tendo como base outras empresas;
• Conduzir também as despesas pessoais do proprietário e de sua família;
• Justificar a liquidez e a capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores;
• Servir de base para seguros, arrendamentos e outros tipos de contrato;
• Gerar informações para que seja feita a declaração do Imposto de Renda.
Uma má gestão da sua propriedade rural pode trazer diversos riscos, pois não se tem o controle de custos, orçamentos e fluxo de caixa. São muitos os perigos: alto endividamento, descapitalização, aumento do custo financeiro, margens de lucros decadentes, escassez ou aumento no valor dos insumos e serviços, eventos climáticos e falta de crédito. Tudo tem que ser bem planejado.
O caminho para uma boa gestão rural
Alguns pontos chaves são essenciais para alcançar o sucesso da sua atividade rural: projetar cada passo, organizar-se internamente para a produção, executar e gerenciar planos e atividades na fazenda, registrar lucros, controlar investimentos e transações financeiras e avaliar os resultados.
O primeiro passo é pensar no seu negócio como se fosse uma verdadeira empresa. Assim, desenvolva pilares estratégicos (planejamento, processos e cargos bem definidos). Isso será a base para atuar de forma organizada e com foco num desempenho de alta qualidade.
Agora, sem auxílio algum, a tarefa é sempre mais difícil. Por isso é essencial ter ao seu lado um especialista em gestão rural e um software focado em ganhos efetivos de qualidade e produtividade. Um bom exemplo é Sw-Rural, criado pela Brazsoft e considerado o melhor do mercado.
Com ele, você pode administrar e controlar a sua fazenda, assim como todas as atividades dela, de forma rápida e bem eficiente. Em tempo real, o software oferece relatórios bastante completos com dados e informações exatas, além de te ajudar a reduzir custos com controle de investimentos, cotações de venda, contas a pagar e receber, empréstimos bancários, contratos e até na administração de pessoas.
Assim, o produtor da propriedade rural terá totais condições de controlar os custos, avaliar seus resultados, estabelecer planos e traçar estratégias. Isso vai elevar, e muito, sua produtividade.
A multiface do software Sw-Rural
Esse aliado desenvolvido pela Brazsoft está disponível em diferentes versões para auxiliar na gestão todos os tipos de fazendas, desde as agrícolas, que produzem soja, milho e outros, até as pecuárias, que atuam na criação de gado, suíno, aves e outros. Veja abaixo as quatro versões do Sw-Rural:
– Software Agrícola Sw-Rural – voltado para atividades de uma propriedade produtora de soja, algodão, café, frutas, multiculturas e outros tipos de grão. Com ele, você pode controlar todos os custos da lavoura e do estoque, gerenciar ciclo produtivo, gerenciar o uso de fertilizantes, produtividade por talhão, clima, controle de pragas, entre outros.
– Software Agrícola Sw-Rural Web – assim como a versão desktop, citada no tópico acima, ajuda a gerenciar fazendas ligadas a produção de soja, milho e outros grãos. De qualquer lugar e em tempo real, você pode acessar nele as informações da sua fazenda e gerenciar diversas propriedades em um único sistema.
– Software Pecuário Sw-Rural – essa versão é indicada para as fazendas que atuam na criação de gado. Além de oferecer a gestão individual de cada animal, o software permite criar lotes por categoria, gerenciar crias, recrias, produção de leite, engorda além de oferecer a gestão administrativa e financeira da propriedade.
– Software Integrado Sw-Rural – combina os recursos das versões agrícola e pecuária. É a opção ideal do mercado para a gestão de propriedades mistas, que atuam tanto na criação de gado quanto no cultivo de grãos.
Todos as quatro versões do software Sw-Rural oferecem a você uma gestão profissional da sua propriedade e mais rapidez para todos os seus funcionários. Com ele, o caminho para o sucesso se torna ainda mais curto.