Administrar qualquer imóvel ou empresa demanda tempo, dinheiro e um conhecimento básico. Independente do segmento é necessário se informar para não ter surpresas desagradáveis e poder desempenhar um bom trabalho. O mesmo vale para a administração de propriedades rurais, como chácaras e fazendas.
Não importa se a propriedade é grande ou pequena, é importante colocar tudo na ponta do lápis. A administração rural deve ser feita de forma personalizada (não existe uma fórmula, cada propriedade é de uma forma), coordenando a execução, avaliando resultados, oportunidades e possíveis mudanças. Tudo o que se gasta, o que se compra, o que se paga, o que se investe e até mesmo o que pode ser vendido para obter lucro, deve ser anotado.
Confira algumas dicas:
– Tipo de propriedade: qual o tipo da sua propriedade? Grande, média, pequena? Conheça os aspectos físicos, químicos e biológicos, bem como o clima e as condições topográficas do local.
– Tipo de atividade: conhecendo bem o tipo da propriedade rural fica mais fácil escolher o ramo que será desenvolvido na área. O que será cultivado? O que pode ser produzido? O solo e o clima são propícios para isso? Ou você optará por criação de animais? Neste momento é importante conhecer os produtores da região para diferenciar os produtos. Dê uma olhada no mercado também, será que ele terá capacidade de absorver a sua produção? Qual a demanda do mercado? Sua produção atenderá a região ou chegará mais longe?
– Atenção para a propriedade rural: prepare a sua propriedade para receber a produção da melhor maneira possível. Planeje, certifique-se que tudo o que será preciso foi visto. Aproveite bem o espaço da fazenda e as utilize-se das instalações corretas.
– Equipe/formas de trabalho: contrate pessoas competentes e confiáveis para cuidar de sua propriedade. Algumas ferramentas te ajudam a administrar tudo de longe, mas é inevitável a presença de alguém de confiança no local. Uma dessas ferramentas é o SW-Rural, um software para a gestão completa da produção, controle de estoque de insumos, despesas e receitas de uma fazenda, manutenções, controle financeiro e de departamento pessoal, podendo ser dividido em agrícola e pecuária, ou integrado. Encontre a melhor ferramenta para o seu tipo de negócio e as melhores pessoas para o crescimento de sua propriedade.
– Outros pontos importantes: após a definição do pessoal, do tipo de cultivo e das ferramentas de trabalho, tenha em mente que a receita e as despesas da fazenda variam muito de acordo com o clima e com a administração. É preciso acompanhar de perto, planejar e se diferenciar da concorrência. Além de tentar se proteger de acontecimentos naturais que podem trazer problemas. Faça um controle de custos mensal, trimestral, semestral e anual. Identifique os erros para que sejam corrigidos rapidamente. Tenha um registro e faça o fechamento das contas com frequência.
É preciso ter em mente que uma propriedade rural é um negócio como outro qualquer. Exige profissionalismo e dedicação para dar certo e alcançar lucro.
Faça uma demonstração gratuita do Sistema para gestão rural Sw-Rural >>> Começar demo!!!