Os programas de controle de dados, de informações e atividades de empresas já são realidade em vários segmentos da economia do Brasil. O país também está passando por uma fase de modernização de sua atividade rural de fazendas, tanto para trabalhar com animais, como agricultura.
Em dados comparativos, o Brasil perde para pequenos países na produção de leite e outros produtos de origem das fazendas por causa da gestão. Apesar de o Brasil ter dimensões continentais, muitos animais para produzir e ótimos investidores, existe o problema relacionado à supervisão dos negócios.
O gestor de uma fazenda, assim como acontece em uma grande unidade fabril, preocupa-se com demissões de funcionários, contratações, estoques, vendas, preços, setor de qualidade, gerência de setores e demais atividades de rotina que não podem mais ficar desconcentradas, espalhadas ou, até mesmo, sem gerenciamento. Está no momento de os fazendeiros investirem em tecnologia da informação, com softwares gestores com abas, cálculos, páginas, atalhos e dispositivos voltados para a realidade de uma fazenda.
Tecnologia da Informação para Fazendas
Os gestores de uma fazenda lidam com problemas de gestão de empresas como contabilidade, pagamento de impostos, emissão de notas fiscais, setor de recursos humanos, salários dos funcionários, entrada e saída de produtos, entre outros.
Eis um trecho importante do conceito sobre investir em tecnologia da informação para atividades rurais: o software serve para proteger o negócio, cuidar do dinheiro, produzir bem, identificar problemas, promover soluções rápidas, acertar mais e errar muito pouco. O Uruguai é um exemplo para o Brasil neste sentido. O país vizinho possui todo o seu rebanho bovino controlado por um chip eletrônico pregado na orelha dos gados como um brinco. As informações básicas do rebanho, como vacinas, doenças, gráficos com ganho de peso e alimentação ficam basicamente concentradas em um computador para facilitar a gestão.
Aumento do lucro e da produção
O software de controle e gestão de unidades rurais, através da implantação de tecnologia no trabalho rural, tem se mostrado como ótima opção para aqueles que pretendem acabar com prejuízos e aumentar os lucros.
Com a falta de supervisão correta e detalhada, a atividade empresarial das fazendas fica viciada. Neste caso, o termo se refere à repetição de erros sem que eles sejam percebidos pelo dono e até mesmo pelo funcionário. Com um software adequado, é possível melhorar todo o processo produtivo da fazenda.
Custo dos Softwares
Existem softwares para fazendas e dispositivos tecnológicos muito mais baratos do que os gestores acreditam. O principal é fazer o trabalho de parceria com uma empresa com conhecimento no ramo de tecnologia da informação para atividade rural.
A atividade em fazenda é totalmente particular, baseada na realidade e nas necessidades relativas às atividades que já possuem tecnologia implantada. Existem consultores especializados para trabalhar com programas gestores e softwares de apoio para as diversas atividades produtivas rurais.
O investimento tem retorno garantido, uma vez que os prejuízos são reduzidos drasticamente. Esta é a principal tendência de modernização da atividade rural do país.
Faça uma demonstração gratuita do Sistema para gestão rural Sw-Rural >>> Começar demo!!!